quinta-feira, 23 de março de 2017

Publicar automáticamente em redes sociais 2

Já tinha feito uma publicação sobre este assunto previamente, a utilizar o Twitterfeed. No entanto esta aplicação deixou de funcionar, e estive à procura de outra solução para este serviço.
A primeira opção que encontrei foi o dlvr.it, e não voltei a procurar mais.
Criei conta e comecei a fazer uns testes para tentar perceber como é que a aplicação funciona. E em 15 minutos a mexer apercebi-me de que, em comparação com a solução anterior, é muito mais simples.
Vou deixar os passos para criar a partilha automática, e dar algumas dicas para quem também queira experimentar.

Após criar a conta no site, adicionamos a(s) rede(s) sociais à conta do dlvr.it com os seguintes passos.

Primeiro acedemos ao menu Socials no topo da página, e de seguida carregamos no butão Add Social (Fig. 1).


Fig. 1
Fig. 1


De seguida escolhemos qual a rede social que queremos adicionar, a partir da lista que nos é dada (Fig. 2).

Fig. 2
Fig. 2

Se tivermos mais do que uma conta na rede, escolhemos qual a queremos associar e aceitamos as permissões (Fig. 3 e 4). Se na conta escolhida tivermos associada alguma página, ser nos há perguntado se queremos publicar no perfil da conta ou na página (Fig. 5).

Fig. 3
Fig. 3
Fig. 4
Fig. 4



Fig. 5
Fig. 5


Podemos ir à página de configuração da rede social em questão, e lá confirmamos de que esta aplicação está lá e com as permissões esperadas (Fig. 6).


Fig. 6
Fig. 6


Tendo completado esta parte passamos para a parte de adicionar o site. Para isto necessitamos do link do site de onde queremos partilhar as publicações, para isto utilizei o RSS Feed que o Blogger fornece.
Após inserirmos o link é feita a verificação de que o conteúdo é válido e podemos adicionar o feed (Fig. 7).


Fig. 7
Fig. 7


De seguida é nos apresentado a configuração da primeira partilha, que sendo feita nos faz passar para a escolha de que redes queremos para este site.
Para além de nos deixar escolher as redes já configuradas previamente, também nos é permitido adicionar novas (Fig. 8 e 9).


Fig. 8
Fig. 8
Fig. 9

As desvantagens que este site tem, por estar a utilizar uma solução sem custos, são de só poder ter um feed por página. Tenho um RSS Feed com todas as publicações do site, e queria criar outro com um filtro. Mas quando tentei passar para a parte de selecionar as redes sociais, apareceu um aviso de que isto não seria possível. O outro problema que detectei foi o de adicionar duas contas da mesma rede social, isto também não nos é permitido.
Podemos ver as funcionalidades de cada tipo de conta do dlvr.it no seguinte link.

Estes entraves não são críticos, no meu entender, se quiser fazer a partilha em dois perfis do Twitter (por exemplo), somos obrigados a ter duas contas no Twitter por isso criamos duas contas também no dlvr.it. No meu caso queria ter dois feeds do mesmo site, para publicar tudo numa rede e só parte noutra, como a outra rede tem outro perfil utilizei a mesma tática de criar uma nova conta neste site.



P.S.: Como referi no texto em cima queria ter um feed com um filtro de conteúdos. No Blogger a melhor opção é com as tags. 
Dando a mesma tag aos documentos que escolhemos, e depois utilizando a funcionalidade de RSS Feed colocamos o seguinte endereço http://<endereço do site>/feeds/posts/default/-/<tag que queremos>?alt=rss.
Mais uma dica, para quem tem canais do Youtube também é possível utilizar o Feed neste site. Exemplo: https://www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=<id do canal>











Links
Blogger
dlvr.it
dlvr.it preços
Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário